29 setembro, 2015

Que faculdade fazer? Jornalismo


Heeeey gente!

Tudo bem meus amores? Comigo está tudo bem graças a Deus!
Estive pensando em algumas tags novas aqui para o blog, e apesar de não estar postando com tanta frequência, eu sempre estou ligada a cada comentário e a cada número novo de visualização, estou numa fase de escolha na minha vida, ainda não sei qual faculdade fazer (ainda estou no 1° ensino médio) mas isso me agonia bastante.
 Pensando em todas essas coisas, resolvi desenvolver a tag "Que faculdade fazer" essa tag vai ter como função mostrar as principais características de cada profissão,  cursos/faculdades, salários e outros pontos importantes. O melhor disso tudo é: quem vai escolher tudo isso são vocês! Vocês podem deixar a sugestão nos comentários, que eu faço o post sobre a determinada profissão. E para começar escolhi uma profissão que eu sou apaixonada: Jornalismo  


Qual é a historia do Jornalismo? 

   Antes do jornalismo ser criado, os homens eram limitados as informações ao seu redor. As pessoas encarregadas de levar informações, viajavam de lugar em lugar para falar o que  havia acontecido, quem teria morrido e nascido naquele meio tempo (as viagens demoravam pois tudo isso era feito sem nenhum dos nossos recursos de transporte dos dias de hoje). Anos se passaram e foram surgindo os primeiros jornalistas, que desenvolveram os jornais, a pessoa responsável por esse material coletava informações o dia inteiro para publicar no jornal e ai então informar as pessoas dos fatos ocorridos em determinado local. 



O que o jornalismo? E quanto ganha? 
(www)
O jornalista é o profissional responsável pela noticia/informações, comprometido com a verdade, precisa apurar os fatos ocorridos para saber se realmente aquilo é seguro para passar ao publico, além disso ele precisa possuir um domínio de português,técnicas de redação, saber mexer em softwares de textos e imagens, além de outras coisas fundamentais que o site Guia do Estudante  explica bem. O salario varia entre R$1314 á 2,592 (para recém-formados),  R$7,000 para jornalistas já integrados na profissão, e para os grandes jornalistas de TV, o salario chega á R$ 20,000. 
Os cargos que o jornalista pode ocupar são: 
  • Assessor de Imprensa
  • Chefe de Reportagem
  • Editor
  • Redator
  • Repórter
  • Repórter Investigativo
Faculdade
Varias pessoas tem desistido da faculdade por conta do certificado não obrigatório para a profissão, varias pessoas sem diploma ingressam pela internet (por exemplo),apesar de muitas empresas exigirem o certificado. Mesmo assim acredito que seja muito importante cursar a faculdade, pois quando a pessoa ingressar na profissão terá um conhecimento bem mais amplo. O curso dura em media 4 anos, o indicado mesmo é que durante esse tempo a pessoa que esteja cursando jornalismo procure um estagio. 

Não esqueça de comentar o post! ♥ 
Quer acompanhar as redes sociais? Clique aqui 

13 comentários:

  1. Gostei do seu post
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia

    ResponderExcluir
  2. Bem legal a sua escolha para o curso na faculdade.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  3. Jornalismo é a minha segunda opçao de faculdade. A primeira é publicidade e propaganda.

    Beeeeeeeijos =)
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
  4. Eu faço jornalismo e olha, é só amor hahaha
    Beijos, Um Mundo Em Duas 

    ResponderExcluir
  5. Gaaby! Sou jornalista, na verdade me formo mês que vem.
    Amo a minha profissão, mas é bem dificil empregar, :/
    Estou participando do We Love Fashion Blogs da Petit Jolie, pode me ajudar e votar em mim? Nesse link!. É rapidinho e eu retribuo com um abraço :)
    Um beijão, Ana do dia ♥

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post, acho o Jornalismo um curso lindo! ^_^
    Eu faço Direito e gosto muito sabe? Só não escolhi jornalismo porque sou tímida para câmeras e lidar com as pessoas.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  7. Várias vezes eu pensei em fazer jornalismo (amo) mas acabei fazendo letras kk Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já pensei em fazer Jornalismo, ai eu pensei bem e vou fazer publicidade kkkk!
    Beijão♥

    www.ricknegreiros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Que legal o jornalismo! Nunca pensei em fazer, mas fiquei encantada. Pode haver ainda uma possibilidade de eu mudar!
    Beijos.
    sonhardevaneios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu acho jornalismo muito legal, ainda mais para quem gosta de blogar!

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  11. Na sua idade eu definitivamente também não sabia o que fazer, na verdade mesmo terminando o terceiro colegial eu fiquei mais os dois anos sem sabe, antes de partir para o curso que estou fazendo agora, vale apena mesmo pesquisar o que cada profissão oferece, muito bacana a TAG

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. eu sempre soube o que queria fazer, e ano que vem me formo em bacharel de sistema de informação me sinto tão feliz
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir

- Deixe o link do seu blog para que eu retribua.
- xingamentos (ignoro)
- Quem tem twitter segue ? @MDGFblog
- Eu retribuo a visita e se eu gostar sigo o blog ok ?
* Não aceito mais selinhos e nem tags

Obrigado pelo comentario & Volte sempre ♥